O que é Psicanálise?

Pode-se entender a psicanálise como um método terapêutico criado pelo médico neurologista Sigmund Freud (1856-1939). Conceitualmente a Psicanálise é uma ciência da interpretação, que oferece uma chave de significado com base em explicações não óbvias.

Nesse sentido, a psicanálise pode ser considerada um campo teórico e um método de pesquisa, culminando em uma prática clínica dotada de técnicas específicas. Como a teoria pode ser caracterizada por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e o funcionamento da psique (vida psíquica), bem como sua repercussão sobre a vida do sujeito.

O método de terapia criado por Freud é empregado especialmente em casos de neuroses. De modo geral, esse método pode ser entendido como embasado, essencialmente, na interpretação, por parte de um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo. Essa interpretação se baseia nas associações livres e no que se denomina de transferência em psicanálise.

Como método investigativo, busca a interpretação de conteúdos ocultos e/ou inacessíveis às manifestações e ações do indivíduo em sua relação com o meio ambiente. 

A prática profissional, portanto, foi chamada de análise, análise psicanalítica, terapia psicanalítica ou psicanálise. Ou seja, uma forma de tratamento que utiliza técnicas investigativas específicas para o tratamento de pacientes que buscam seu autoconhecimento e/ou resoluções e entendimentos dos transtornos que assolam a psique humana.
Nas palavras de Freud (1922), “chamamos a psicanálise ao trabalho pelo qual trazemos à consciência do paciente o psíquico reprimido nele “.

Método de intepretação psicanalítica

Para se compreender melhor o que é psicanálise, devemos entender que nela podem ser distinguidos três níveis. Os dois primeiros são parte do método psicanalítico e o terceiro seria o conjunto de suas teorias.

A psicanálise é um método de estudo ou investigação. É, também, uma forma de olhar e interpretar as relações sociais e as outras ciências. Por fim, é um método de terapia e de tratamento de transtornos psíquicos.

a) Um método de investigação (pesquisa) que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, ações, sintomas, desejos e produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um assunto. Esse método baseia-se principalmente nas associações livres do tema, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode se estender a produções humanas para as quais não há associações livres.

b) Um método psicoterapêutico, isto é, uma abordagem terapêutica ou clínica que se baseia nesta investigação e especificado pela interpretação controlada de resistências psicanalíticas, transferências, palavras, comportamentos e desejos do paciente. O uso da expressão psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a esse significado; exemplo: iniciar uma psicanálise (ou uma análise).

c) Um conjunto de teorias psicanalíticas e psicopatológicas, isto é, uma “ciência” psicanalítica, que melhorou seu próprio campo de conhecimento, em que os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e tratamento são sistematizados.

A interpretação que a Psicanálise oferece é:

Pesquisar o que está acessível (os fatos conhecidos, as palavras ditas, as memórias acessíveis, os sintomas, os medos, os desejos expressos, os sonhos, os lapsos, os atos falhos, os chistes etc.), buscando descobrir o que não está acessível (as causas dos sintomas, os conteúdos recalcados etc.).

Conheça a Hipnoterapia